sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Fuga

Eu simplesmente não aprecio os meus textos feitos em momentos em que não me sinto bem, mas eu vou tentar mudar isso agora!
Não vou escrever nenhuma historinha sem graça hoje, pra variar mesmo!
Lembrei de coisas que gostaria de falar aqui, mas que ainda não estavam devidamente encaminhadas...
Eu vou começar pela segunda coisa, a qual se manifesta agora "in my mind"
Razão X Emoção é um duelo clássico da história da humanidade. É extremamente comum escutarmos: "Ela se deixou levar pela emoção!" ou "Desculpe, agi sem pensar!".
Eu mesma costumava utilizar incessantemente esta última frase, até que um professor me explicou que isso não ocorria. Em primeiro lugar: Tente parar de pensar! É meio difícil não?
Em segundo lugar: se uma pessoa age sem pensar, deduz-se que ela, no mínimo, estava com as emoções a flor da pele, certo? Porém, como alguns autores frisam, ninguém é exclusivamente racional, nem, tão pouco, age apenas pela emoção...
É uma ótima lição de retórica para se aprender na universidade. Mas, duvido se Perelman ou Américo falariam a mesma coisa depois de cometerem uma atitude burra e sem-pra-quê.
A primeira coisa que eu pensava em escrever...
Bem, essa eu vou deixar pra depois, ela merece uma ser postulada adequadamente!

3 comentários:

Carolina disse...

Seco, o Geder tbm quebrou meu castelinho de areia parcialmente pq as pessoas ainda me tiram do sério!!!

Raimundo disse...

1. Entre razões e emoções a saída é fazer valer a pena. Pense nisso.

2. O Capitão Boeing do Ducktales disse uma vez que conseguia passar meses sem pensar. Isso me intrigou tanto que eu tenho isso em mente até hoje e posso te contar :P

gato de Schrödinger disse...

Bom, não tenho muito o que dizer sobre esse teu pseudo-desabafo. Talvez duas coisinhas:

- Quando as pessoas dizem "agi sem pensar", acredito que, na verdade, elas tenhas quisto dizer "agi sem refletir", que é algo totalmente diferente. Como você disse, agir sem pensar é muito difícil (mas não impossível, vide atitudes instintivas, como cuspir no chão ao ver uma coisa nojenta ou se movimentar muito rápido após um susto qualquer), mas agir sem refletir é das coisas mais comuns na face da Terra;

-pura balela essa história de que um homnem é um ser racional. Ele é, antes de tudo, emocional. É só observarmos que, na maioria das vezes em que ele precisa agir racionalmente, ele se deixa levar pelas emoções.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...