quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O bater de asas amarelas

Há dois ou três dias (18 e 19), São Luís do Maranhão foi invadida por milhares de borboletas amarelas, ou, melhor, isto é o que o portal imirante e a globo dizem.

Para mim foi muito diferente... Estava em casa, lendo alguns textos esquecidos e aproveitando o conforto da minha cama, quando o Sol inundou o meu quarto. Imediatamente me levantei para fechar a janela... Observei a rua e o céu pela janela, e tudo parecia mais que normal, se não houvesse reparado no comportamento incomum das borboletas amarelas. Nunca imaginei que existiam tantas no meu bairro, mas pensei que apenas estavam fugindo de algum barulho ou de alguma construção que houvesse destruído o seu habitat. Encostei um pouco a janela para que nenhuma delas, que voavam sobre os telhados e vinham na direção da minha casa, entrasse no meu quarto, porém continuei observando o movimento e esperando, em vão, que este parasse.

Sai correndo para chamar Panqueca, a minha gatinha, e mostrar para ela quanta comida sobrevoava o nosso telhado. Não a encontrei, mas encontrei a secretária da minha casa, e, juntas, ficamos observando boquiabertas enquanto eu tentava fotografá-las, também em vão.

Sai de casa à tarde, já esquecida do ocorrido pela manhã e fui até o centro sem reparar, em nenhum momento, no caminho que percorria. Cheguei ao meu destino e lá estavam as borboletas, voando apressadas por sobre os telhados. Não pude mais ignorá-las. Lembrei dos elfos, ou dos grandes sábios (ficcionais ou não), que escutam a natureza e, imaginei como seria a reação de um destes diante daquele fenômeno. "O sábio subitamente olhou para trás e parou, atenciosamente escutava o vento enquanto observava uma borboleta que por lá voava, até vislumbrar uma nuvem amarela que se movia em sua direção. 'O mundo está mudado', disse ao seu amigo. 'Coisas realmente importantes estão acontecendo neste instante, devemos partir imediatamente. '”.

Desejei como nunca entender o comportamento das borboletas e não conseguia parar de olhar para o céu. Porém, ao meu redor, todos pareciam ignorar a presença delas...

Ontem, no entanto, todos comentavam as milhares de borboletas que passaram pela minha cidade. Uma amiga acreditava que muitas catástrofes aconteceram do outro lado do mundo, devido ao bater das asas. Outra descobriu que as borboletas que vimos não eram simples e inofensivas borboletas amarelas, eram borboletas-vampiros, visto que não apareciam nas minhas fotos, para mim, estavam mais para borboletas-fantasmas, pois, por alguns instantes, até pensei que só eu podia vê-las...

Já os cientistas são um pouco mais sisudos: "ainda segundo os biólogos, o fenômeno pode ter sido provocado pelo aumento da cobertura vegetal que serve de alimento para as borboletas ou por algum desequilíbrio ambiental que tenha provocado a migração dos insetos", veiculou o site imirante.

Não sei não, hein?
________
Veja o vídeo sobre o fenômeno

10 comentários:

Solitude disse...

Maaaano eu vi isso!
Até mostrei pra mamãe, vim do jp até o pingão olhando as borboletas :D

Raimundo disse...

Eu olhei isso com minha sobrinha; durou uns quatro dias por aqui.
Um dia desses fui pra ufma, elas tavam por lá.

ah, tu postou isso no dia do aniversário de juliana :P

Anônimo disse...

já vi em algum canal estilo discovery channel um documentário sobre borboletas e as migrações que elas fazem.
Pode ser que aqui realmente isso não é comum, mas também não é nenhuma paranormalidade do outro mundo xD

Agora, se começar a aparecer muitos ratos correndo pra um lado, aí sim, te garanto que vou correndo pro mesmo lado que eles. :D

Camila Chaves disse...

"aaí correndo para chamar Panqueca, a minha gatinha, e mostrar para ela quanta comida sobrevoava o nosso telhado."

hauhauhauhauhauahuahuahuahuauhuahuahua meu deeeus! huahauahuahuahuauaa

cara, quando comecei a ler teu texto com aquele ar de contextação, jurei que tu fosses defender a minha teoria: a de que aquelas não eram borboletas amarelas, mas sim, verde.

aquele verde mais clarinho, da cor de folha de árvore nova quando nasce. sabe qual? daí comecei a achar que as folhas novas de árvore, aquelas recém-nascidas, poderiam levantar vôo em qualquer momento e se juntar àquelas borboletas todas.

depois, devido à minha miopia e minha constante recusa em usar óculos, decidi (mas ainda hoje muito relutante) que talvez me render à mídia burguesa me seria, nesta situação, a melhor alternativa.

huahauhauhauhauahuahuhauahuahuahua
viajo demais quando leio essas coisas, aqui. beijo, seane. um pra ti e outro pro panqueca! =)~

Cazi Moraes disse...

quanta brabuleta minina!
desacreditei!

Hugon disse...

5 "milhoes de comentários"

haha
ja comecei me divertindo por ae..


primeiramente quero deixar uma duvida e uma explicação..


então vamos lá, na ordem:

1 - o mundo seguiu adiante assim como em "a torre negra"?

2 - uma amiga sua me passou seu blog e agora Lê-lo-ei (nossa, sou tão erudito! huhuhu)

=*

Hugon disse...

pois bem,
simbora à sabatina que me foi feita..

1 - uma senhorita que assina no mundo virtual como "Heri", se nao me engano, ela está alguns comentários acima do meu... ;)

2 - Cara, torre negra não é assim um livro tão desconhecido... lí sim.. os 7... pior q fiquei num hiato da porra entre o 1o e o segundo livro... mas dae eu consegui emprestado... mas ter mesmo, eu só tenho os 2 primeiros e os dois ultimos... a vontade de comprar os outros é enorme, mas infelizmente, o dinheiro não... haha... e a senhorita, já leu toda a saga de Roland - O Ultimo pistoleiro? e sobre o seu post explicativo, pois bem, então depois vc procura e me mostra...

Hugon disse...

pois bem... pra vc ver como a relatividade das coisas é algo lindo nesse mundo... já eu não sabia da tal expressão que vc comentou em sua ocorrência francesa... e olha que tenho um extenso vocábulo em frânces:

A saber:

.Abajour
.Shampoo
.Sutian
.peugeot
.renault
.Louvre
.Zidane

ótimo, não?

Hugon disse...

ps: por sinal, muito obrigado pelo "TA MUITO MASSA" ... agora me diz uma coisa, já te falaram que você é bem parecida com o Snoop? (infâmia.. ai que delicia..)

Hugon disse...

espero que o estudo pra prova renda bons resultados..

po,
o livro vai ficando mais foda com o passar dos volumes....

=]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...