segunda-feira, 22 de março de 2010

Águas


Hoje, acordei com a macaca, literalmente! Mesmo com aquele sono proporcionado pelos extraordinários dias de "friozinho" em uma cidade localizada perto da linha do Equador, levantei disposta a tudo. Trabalho, e-mail, orkut, checando tudo em todas as contas possíveis que eu tinha, me deparei com a seguinte notícia: Hoje é o Dia Mundial da Água!

Assim, surgiram os pensamentos mais loucos sobre o assunto:
1.A água, essa gostosa. Brincadeirinhas a parte, mas água é muito bom e é feminino.

2. Hoje é o Dia da Água, né? Que tal um banho de chuva, ou uma boa golada da água da torneira, um banho de cachoeira, de mangueira? E se a água do esgoto estourar? Fiquei louca de tanto pensar em todas as possibilidades da água.

"Afinal" - pensei - "dizem tanto sobre este líquido, que nos move em tudo e torna realidade mais metade das coisas da nossa vida, mas nunca me disseram o essencial. A água é democrática!".

Ri, mas concordei mentalmente. Podem até existir "espécies" diferentes de água, a água doce e salgada estão aí pra dizer, e mesmo as que nós denominamos ou criamos: da chuva, mineral, da torneira, de bunda, com gás, com cara de refrigerante; Mas a verdade é que a água foi, sem dúvida, a melhor invenção já feita em prol da humanidade e do ecossistema.

Foi a maravilha, que mesmo depois de bilhões de anos, ainda nos faz parar e pensar sobre um reflexo peculiar, sobre um movimento circular das pedrinhas em contato com a superfície, sobre os mistérios das profundezas, sobre a vida de animais neste meio. Quando não tenho pressa, pego um copo de água, e, enquanto bebo tento decifrar o gosto sem gosto que enche a nossa boca de água, e a cor sem cor incomparável.

Inquestionavelmente, este Dia é mais que merecido. "Obrigado água por ter deixado proteínas se desenvolverem em você. Como você deve saber, isto nos fez nascer, ao que parece". E digo mais: esse poderia até ser um Dia Universal, mas, acredito que só não façam isso em consideração a Marte.

Para ler boas coisas, diferente dessa, sobre água:

2 comentários:

gato de Schrödinger disse...

É, um dia o ser humano dará o verdadeiro valor à água: como é de praxe, apenas quando esgotá-la e perdê-la.

Mas a água é mesmo fantástica; traz vida e a tudo se adapta; adquire a forma daquilo que preenche. "Be water, my friend", já dizia Bruce Lee.

Enfim, bom texto. Este Gato andou por aí, em realidades um tanto quanto incompreensíveis, mas quem sabe ele volte. Um abraço.

PS: não endenti: água de bunda?

gato de Schrödinger disse...

*entendi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...