segunda-feira, 12 de abril de 2010

Momento literário 2010 e além...

Estudando para a monografia, me deparei com o tal termo: Momento Literário. Não, não pensem que este é o meu, pois é, na verdade, uma pequena e talvez não tão acertada comparação com o projeto iniciado por João do Rio em 1900.

O escritor e jornalista formulou uma série de questões relacionando a literatura e o jornalismo e as direcionou para uma série de escritores. O conteúdo não vem ao caso. O que me impressionou foi muito mais a palavra "momento". Pensando na minha nova causa contra a efemeridade da pós-modernidade e da internet, comecei a arquitetar uma série de ideias para iniciar meu objetivo.

A leitura, que antes estava agradável e influente, de repente tornou-se um estorvo frente a minha ânsia de escrever. Uma frase saiu do meu livro, voou um pouquinho até cair planando na minha cabeça. Quando vi já estava dizendo: "Cada autor é do seu tempo".

Não que me considere escritora, ou blogueira, ou jornalista, ou letrada. Apenas comecei a me indagar sobre o meu tempo. Este tempo veloz, que cria em nós muitas necessidades. Necessidade de dominar o mundo. "Afinal, isso não é tão difícil para quem tem o mundo a um click", teria pensado Aluísio de Azevêdo, Machado de Assis e até mesmo João Lisboa, sem desconfiar que chegaram muito mais perto de conseguir tal feito.

A mim, parece assustador. Especialmente na minha profissão: o jornalismo. E até mesmo neste meu modesto hobby. Pressões, necessidades, obrigações, o mundo tão perto e tão longe de ser vivenciado. Por fim, cheguei a uma única conclusão sobre este Momento Literário e os próximos que virão. A escassez do tempo para a leitura e a ânsia de escrever e produzir cada vez mais.

Foi nesta parte que fechei meu livro e corri para cá... para escrever.

Foto de Sancho, disponível em Flickr

6 comentários:

Unknown disse...

Ter continuado a leitura talvez tivesse sido mais acertado :)

Carolina disse...

o djabemuleque, mas em breve estaremos livres \o/

[Arthur é um grande bobão]

Paula Baiadori disse...

Olá,
O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
Abraços.

Camila Chaves disse...

engraçado que dia desses pensava sobre isso, na verdade sobre o desafio de escrever para além de um momento. e esta é uma preocupação que acredito que deve se fazer presente em todas as pessoas que escrevem não somente pelo ofício, mas pelo prazer.

é engraçado quando a gente tem a oportunidade de ler essa galera que escreveu coisas há tempos e que, mesmo depois de tanto, continuam fazendo muito sentido e assim continuará a ser por outro punhado de tempo, ainda.

sobre teu comentário em meu blog... minha gente... hahaha. não sei se eu acreditaria em uma coisa daquelas ou se ficaria tão feliz caso não tivesses sido tu quem tivesse escrito. agradecida. voltei às palavras.

beijo, seane, e até as próximas que serão escritas, e que estas sejam para além do momento. hahaha.

espera.
acabei de lembrar de outra coisa. tu estás fazendo tua monografia sobre jornalismo literário, é? gente, precisamos trocar umas idéias. se eu te contar que já até pensei em fazer a especialização em "língua portuguesa e literatura" lá pelo departamento de letras da ufma, tu acreditas?

hum-hum. saudade de ti. a gente conversa.

outro beijo.

Nathalia Lima disse...

'o mundo tão perto e tão longe de ser vivenciado' sinto isso todo dia, não dá pra comer o mundo direito. deve ser a nova regra, tentando me acostumar. ou não. blog legal ^^

Nanda disse...

Oi!
Agradecendo e retribuindo a visitinha ao meu blog... Sempre super-vinda!
O seu é muito bonito e cheio de ótimas reflexões... Teve um tempo que eu era também mais profunda, e escrevia bem mais, ultimamente ando numa fase meio 'leve' e tratando temas mais 'mulherzinha'...rs
Um beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...