quarta-feira, 25 de julho de 2012

Último tango na integração


Eu peguei um ônibus hoje. Isso não poderia ser o começo de uma história. E nem é. Está mais para o final. Peguei o ônibus e não conseguia parar de pensar: “estou de volta, estou sem carro, vou demorar mais de uma hora pra chegar...” Mas no meio disso tudo, o que estava presente mesmo era o medo. Medo de encarar tudo aquilo e ter certeza de que voltei e ter certeza que tudo tinha passado. Passou. A integração já não me serve de inspiração. Já não me traz a promessa de amigos por encontrar. Nem do meu antigo amor esperando para pegar o Recanto dos Vinhais. Olho para esse ônibus e tenho certeza de que tudo está perdido. As brigas bobas, o seu silêncio, a vontade dele de descer antes do ponto porque-era-mais-rápido, a sua chateação com a minha blusa, o fone de ouvido dividido, o nosso suor e agonia em um ônibus cheio, o nosso tédio, a nossa vontade de chegar. Essa integração lembra mais dele do que de todos os meus 17 anos antes da sua chegada. Lembra o meu coração partido ao vê-lo escolher outra parada. Mas, a cada dia que passa, esses sentimentos se desbotam, assim como os ônibus cujo vermelho vai ficando cada vez mais opaco. 

Esse não é mais o meu lugar. E talvez seja por isso que eu, logo eu, que sempre me gabei de ser uma busóloga não consigo mais fitar esses veículos sem me sentir estrangeira. Por um instante, dentro do ônibus, me senti de volta em São Paulo. Por um instante. Mas faltam portas. E sobra sujeira e barulho e uma sensação de que tudo é frouxo. As aparições e acontecimentos bizarros da integração não me encantam mais. E, no meio dessa tristeza boba, percebo que a vida era muito boa quando eu conseguia ser tão feliz que nem ligava pra esses ônibus. Hoje a felicidade não anda mais de ônibus. E nem de carro. Felicidade é um avião e um bilhete do metrô. Te encontro às três na linha verde, beleza?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...